Síntese da entrevista de João Lobo, Presidente da C.M.Moita ao jornal "Voz do Barreiro"
"...
Equipamentos: o campo do F.C. Moitense
VB – Duas situações tangenciais ao PDM. Nesta revisão qual o futuro do F.C. Moitense relativamente ao seu campo de jogos?
JL – É importante nós termos aqui sempre presente a boa fé com que estamos e estivemos sempre nisto. A determinada altura, constatámos esta situação: o FC Moitense que tem determinados problemas e determinadas necessidades e nós pensámos que a forma de ajudarmos a satisfazer essas necessidades era através de determinados mecanismos de forma a virem a ter instalações próprias que seriam para a Câmara que, depois, as contratualizava com o FC Moitense. Nesse sentido avançámos estabelecendo um protocolo com gente que tinha interesses e que é proprietário de terrenos no concelho.
E porque defendemos uma postura de interesse público, ou seja, se em função da minha estratégia para o desenvolvimento deste concelho, pretendo neste ou naquele sítio alterar o uso do solo, antes de o fazer vou dizer aos proprietários do terreno: na nossa estratégia isto passa daqui para além, isso cria mais valias e, então, no nosso entendimento, o interesse público, deve ser compensado. O caso do Moitense prende-se com uma determinada propriedade, nas Fontaínhas, que no actual PDM está dentro do perímetro urbano, não é urbanizável e já que situada entre duas povoações, a Quinta da Lomba e o Vale da Amoreira, é nosso entendimento estratégico que ela passa a ser urbana...
VB – E ficaria aí o campo do Moitense?
JL – Não, esses proprietários tinham outras propriedades aqui na Moita onde poderia ser executado o campo do Moitense. E nós protocolámos com eles o seguinte: meus amigos, na nossa perspectiva esta propriedade vai mudar o uso. Se mudar o uso há uma mais valia para vocês e isso obriga-nos a estabelecer aqui uma mais valia para o interesse público que será: um terreno de 3 hectares, com uma casa, para uma Quinta Ecológica e, para além disso, no terreno que é propriedade dos senhores, e que passa a ser nosso, vão construir um campo, com bancadas, mais um campo de treinos e mais uns viveiros de relva para o campo relvado, etc, etc. E é aí que entrará o tal protocolo. E isto porquê? Porque não tendo nós capacidade e não sendo essa a nossa função directa, mas procurando sempre os financiamentos possíveis, queríamos encontrar uma solução para o Moitense e encontrámos ali um caminho possível.
VB – Quer dizer que resolveram o problema do Moitense através dessa via?
JL – Através dessa via, eventualmente… se acontecer.
..."
Rolou a bola 23-11-2024
-
Desenvolvimento psicomotor, espírito de equipa, concentração, disciplina e
respeito...
Há 3 dias